Uma das maiores dúvidas que aparecem por aqui é “Como devo me vestir para uma reunião de negócios?”. Resolvi, então, responder essa dúvida cruel. Antes de ler, vale saber: existem basicamente dois tipos de reunião de negócios – aquela em você deseja “vender” algo e aquela em que vai “comprar”. Abaixo, veja como identificar de qual você vai participar e qual a melhor forma de se vestir para elas.
Reunião “vendedora”
Você está vendendo algo, mesmo que seja suas próprias habilidades. Você quer mostrar que contratar você vale a pena. Ou investir no seu negócio. Ou apostar no seu projeto. O objetivo desse tipo de reunião é convencer. Você precisa transmitir carisma e competência. Por isso, fique de olho no dress code da companhia, mesmo que ele não seja claro. Pesquise no Google, no Facebook, no LinkedIn e observe como os executivos daquela empresa se vestem. Uma agência de publicidade não espera que você vá de costume e gravata. Assim como ir de camiseta a uma entrevista de emprego em um banco ou escritório de advocacia é pecado mortal. Na dúvida, vale até perguntar para seu entrevistador ou para o RH da companhia: como as pessoas costumam se vestir nesse departamento no dia a dia?
Reunião “compradora”
Aqui, você será convencido de algo. Pode estar contratando alguém ou decidindo um investimento da sua companhia ou comprando um apartamento. O código de vestimenta para este tipo de reunião é outro. Se a ideia for comprar algo, até vale se vestir de maneira mais sóbria, para transmitir uma ideia de que não é perdulário. Um suéter pode cair melhor que um costume com gravata de seda, por exemplo. Além disso, peças com aparência de feito à mão nos deixam mais próximos do outro. Mas não transmitem a ideia de poder, como seria necessário na hora de definir um investimento da sua empresa. É tudo uma questão de estratégia.
Vale para todos
Uma boa pasta de couro, para levar seu laptop ou tablet, e sapatos impecáveis são imprescindíveis. Além disso, um relógio pode ajudar a moderar seu discurso, se for uma dinâmica de grupo onde você tem dois minutos para falar de si mesmo, por exemplo. O relógio é a joia masculina por excelência.
1 Comentários
Looks masculinos para o verão e apenas 15 peças
[…] verão, com uma agenda menos intensa de reuniões formais, o ambiente de trabalho tende a se tornar mais casual. É claro que isso não significa bermuda e […]