O Casual Friday (ou sexta-feira casual) começou nos anos 1990 em empresas dos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo todo. O código de vestimenta, adotado até mesmo em áreas mais conservadoras, como bancos e escritórios de advocacia, trouxe um misto de alegria para quem não aguentava mais se sentir preso em paletós e gravatas – sobretudo em um país tropical como o nosso – e de angústia, afinal, costume, gravata e camisa branca dão muito menos trabalho e requerem conhecimento mínimo de moda e estilo.
Se ao longo do ano já pode parecer complicado escolher as peças que compõem o look casual Friday, nos dias mais quentes esse tipo de visual se torna ainda mais desafiador. Então selecionamos algumas sugestões para te inspirar.
De cara, vale investir em peças como cardigãs finos, blazers desestruturados de linho, calças de alfaiataria, calças chino – sobretudo cáqui ou em tons fechados, como verde militar e vinho – calças jeans de corte reto e lavagens discretas, boas camisas e até camisetas polo – desde que sóbrias. Camiseta pode, desde que básica e “enriquecida” por companhias nobres, como um blazer – vale até de cores mais vivas, como o mostarda – e um loafer impecável nos pés. Quer ver?