Ombro, comprimento, manga, calça… São tantos detalhes para observar na hora da compra que muitas vezes bate aquela dúvida: como escolher um terno? Na verdade, o que comumente chamamos de terno no Brasil – calça e blazer com mesmo tecido, modelagem, padronagem e cor – é um costume.
Terno, na verdade, inclui o colete – a própria palavra “terno” vem do número 3. Mas vamos ao que interessa: então, como escolher um costume?
Os ombros
Parte mais importante a ser analisada em qualquer blazer porque é a única que nenhum alfaiate dá jeito de alterar. É a alma de um costume. O que observar nos ombros do blazer para saber se o caimento está correto?
Veja que a costura no topo do ombro deve ter o mesmo comprimento que o osso que fica debaixo dela. Além disso, deve encontrar a manga do terno onde seu braço encontra seu ombro. Se fizer uma “lombada” ou sobrar ombreira, o blazer está grande. Se fizer uma dobra diagonal na frente e rusgas ao lado da ombreira, está pequeno.
A calça
Aqui, vale observar se no acabamento interno tem aquela sobrinha confortável de tecido, caso você ganhe alguns quilinhos e precise “aumentar” a calça. Feito isso, vista e observe:
A parte traseira da calça deve criar uma camada lisa. Agora sente. Um bom caimento não fica frouxo na frente nem justo demais. Repare acima que uma linha horizontal abaixo das nádegas indica que a calça está pequena, enquanto linhas diagonais no meio da coxa demonstram sobra: pode pedir um número menor.
Na hora de fechar o botão do blazer
Na maior parte do dia você vai usar seu blazer aberto, exceto em situações muito formais. Mesmo assim, é bom observar o caimento ideal:
Se as linhas formadas pelas dobras do tecido lembraram um X, troque o blazer por um número maior. Se colocando a mão perpendicular à sua barriga, por dentro do blazer, sobrar tecido, ele está grande demais.
A manga do blazer
Assunto fácil de resolver, o comprimento da manga do blazer deve respeitar uma simples regra, sempre de pé e com os braços esticados:
Deve mostrar um dedo da camisa. Nem mais, nem menos. Simples assim.
E você? Tem alguma dúvida de estilo? Escreva para contato@marciahamaoka.com que eu respondo. E se quiser um serviço personalizado de consultoria de imagem, estou à sua disposição.
*As imagens são uma reprodução do site Manliness e você confere o post completo, em inglês, aqui.