O universo da relojoaria é um mundo à parte. E quem deseja entrar nele sempre se pergunta: como escolher um relógio? Pudera: é a joia masculina por excelência e automaticamente pode elevar ou derrubar seu visual. Então, preparei aqui um pequeno manual para te ajudar nessa busca:
Quartzo ou automático?
Essa é a primeira resposta que você deve buscar quando está em dúvida sobre como escolher um relógio. De cara, vale dizer que os modelos mecânicos são verdadeiras joias, com uma fabricação artesanal que envolve centenas de peças minúsculas e, normalmente, marcas centenárias com sede na Suíça. Por isso, claro, custam mais – mas também agregam muito mais valor e duram por gerações. Nada contra aquele Swatch movido à quartzo – é só trocar a bateria e aproveitar o design fun dele – mas o automático está em outro patamar.
Dentro do seu estilo
Se for apenas para olhar as horas, seu celular pode dar conta. Na hora de escolher um relógio, vários outros conceitos são considerados, como seu estilo. Esportista? Pense em complicações que resistem ao impacto – como o Reverso, da Jaeger LeCoultre – ou à profundidade das águas, caso do Tag Heuer Aquaracer. Clássico? Que tal um Piaget, conhecido pelos relógios complicados com a caixa mais fina do mundo? Ou um Hermès minimalista? Mais ligado em tendências? Um IWC Pilot com mostrador azul pode ser sua escolha. Tradicional? Vá de Rolex Oyster Perpetual.
Complicações para aficionados
Por serem feitos artesanalmente, os relógios com múltiplas funções – conhecidas como complicações – são ainda mais raros. Prepare-se para estudar antes de escolher um relógio desses, porque os jargões são muitos: tourbillons, cronógrafos e calendários perpétuos são alguns dos termos que você vai precisar aprender.
A pulseira
Por fim, mas não menos importante, a pulseira precisa ser levada em consideração na hora de escolher um relógio: o ideal é que ela combine com o cinto – caso seja de couro – e, na dúvida, aço ou ouro (amarelo ou branco) podem ser a solução. Tem ainda a versão em tecido, mais esportiva, conhecida como NATO, e a de borracha.
E aí, quase pronto para tomar sua decisão?