Viagem de negócios demanda mala pequena, para levar a bordo e não se incomodar caso seja necessário ir do aeroporto diretamente para uma reunião, certo? Na teoria é fácil, mas e na prática? Como arrumar a mala pequena e colocar seu paletó nela de modo que ele saia intacto no dia seguinte, sem perder sua estrutura, sobretudo nos ombros?
A seção de moda masculina do jornal francês Le Figaro ensinou um truque simples para arrumar a mala que nós vamos dividir aqui com vocês.
Quando o paletó é entretelado, ou seja, mais estruturado – não fica mole e solto sobre o corpo, como ficaria um blazer casual – ele demanda mais atenção. A questão é que um paletó para uma reunião de negócios, provavelmente será assim. Segundo o jornal francês, 95% dos costumes vendidos por lá têm entretelas aplicadas por termocolagem, o que deixa as peças menos resistentes e menos fluidas – e no Brasil não é diferente. Por isso parece tão complicado dobrar um blazer estruturado para que ele caiba em uma mala pequena.
Mas vamos ao que interessa: a técnica. Comece pensando que os ombros são a parte do seu paletó que precisam ser conservadas para manter a forma da peça. Então, vire uma manga completamente do avesso para o forro dela ficar por fora. Na sequência, enfie esse braço do avesso dentro do outro e alinhe os punhos direitinho, para evitar criar uma dobra que não existe nas mangas.
Assim, um ombro ficará exatamente sob o outro (o do avesso sob o ombro “normal”). Verifique se a costura das costas é a única dobradura ao centro do seu paletó. Se for, você está indo bem. Desdobre o colarinho e pronto, agora é só dobrar no sentido do comprimento, como mostra a imagem que abre esse post. Para encaixar a calça, caso seja um costume, dobre-a em três e a coloque entre as camadas do paletó, como se fosse um sanduíche.
Ah, sim, e não custa lembrar: coloque esse seu origami muito bem feito por cima de tudo na mala para que sapatos e nécessaires não pesem sobre ele e coloquem todo esse trabalho a perder.
Foto: Reprodução/Le Figaro – Scavini