Blog

21 Graus

Colete: como, quando e onde usar

Depois de, por muito tempo, ter sido visto como uma peça careta, como parte do – então – em desuso terno, o colete veio aos poucos dando as caras e hoje voltou de vez ao guarda-roupa masculino de estilo.

Polivalente, ele pode entrar em looks formais, vestir o noivo em um casamento na praia ou tornar cool um look jeans + camiseta branca. Acompanhe:

Esportivo

4

A textura e o brilho do nylon trazem informação de moda ao look básico. Os mais ousados podem mesclar com alfaiataria adotando uma versão sports deluxe, estilo em alta há duas estações. No frio que temos aqui no Brasil, o colete ainda faz as vezes de jaqueta e cumpre sua função inicial: a de aquecer.

De couro

3

Está certo, você adora a sua bomber, mas que tal variar e trazer uma dose a mais de rebeldia ao cotidiano com um colete de couro? Até usado por cima de um blazer básico – sim, por cima – ele quebra a monotonia. “E neste caso é ok ele ser mais curto que o blazer”, alerta Dan Rookwood, editor do site Mr. Porter. Na dúvida, use seu colete de couro nos mesmos looks em que usaria a jaqueta.

Com padronagem

padronagem

A pegada artesanal deste tipo de colete traz um ar de conforto e aconchego à produção. Vale pensar na combinação que vem por baixo e deixar o impacto por conta da peça-chave do look mesmo. Uma camisa lisa ou com padronagem miúda e uma gravata slim neutra, por exemplo. Vale usar mesmo em ambientes de trabalho formais.

O básico

1

Ele não é mais careta quando usado com o costume. É elegante e cabe em qualquer situação formal, de um jantar com clientes à reunião com o chefe.

De linho

2

Para o nosso verão nem sempre ameno, esta é a melhor escolha. Ele não esquenta, só traz charme ao visual, e pode ser usado tanto no trabalho quanto em um almoço de domingo mais especial.

 

 

Caimento

Fique atento aos seguintes detalhes:

1. Os ombros devem estar rentes, e não sobrando.

2. O decote V deve ser menor que o da lapela do blazer, caso você aposte em uma sobreposição.

3. O último botão fica desabotoado.

4. Para modelos mais formais lembre que o comprimento importa: ele não pode ficar muito abaixo da sua cintura.

 

Aproveite e visite nossa página no Pinterest para buscar mais inspirações sobre coletes masculinos. O link é este aqui.

ADICIONAR COMENTÁRIO