Por Marcia Hamaoka
Fotos: modelos Tom Ford
Aproveitamos o lançamento dos cintos do estilista Tom Ford para falar desse acessório tão importante quanto cheio de opçôes. O T-Belt, disponível em 22 versões com preços que variam entre US$ 690 e 1670, apesar do alter ego do designer em sua fivela é discreto e bonito. Ótima desculpa para lembrar algumas pequenas regras de como usá-los.
O cinto é essencial para ajustar a calça ou bermuda ao corpo. Ele dá um acabamento melhor ao visual como um todo, se usado de forma correta, complementando e reforçando seu estilo de vestir. Ele tem numeração como a da calça; procure o tamanho que o deixe confortável, com a parte que “sobra” numa distância de cerca de um palmo e meio da fivela.
Para ocasiões formais e no trabalho: combine com a cor e o material do sapato. A fivela deve ser a mais discreta (a prateada tem essa qualidade) e a largura e espessura do cinto dependem do passante da calça, costumando ser um pouco mais finos na versão social. Nessa condição, o cinto sempre aparece, já que a camisa estará para dentro da calça.
A versão casual permite cintos coloridos, que são despojados e deixam o look mais divertido. Eles também podem ser mais largos e com fivela mais elaborada, tomando cuidado para não parecer caricato. Texturas como cobra, crocodilo, ou desenhos no próprio couro ou tecido dão volume, use-os com roupas informais. O mesmo vale para tachas, estampas e ilhoses.
Relacionado