Blog

21 Graus

Vai viajar a negócios e não sabe o que colocar na mala? E como lidar com culturas tão diferentes da nossa num ambiente de negócios? Consultamos o sr. Marcelo Jardim, atual embaixador do Brasil na Turquia. Aqui, ele divide com a gente um pouco do que é ter uma visão cosmopolita do mundo.

Travel light
“O cidadão do mundo está ou se sente em casa onde estiver. O segredo, ao menos para o homem, é “viajar leve” (travel light). Mala pequena, se possível portátil, para evitar extravios frequentes nos aeroportos. O clima do país (ou países) de destino orientará a feitura da mala. Se você estiver indo para o Hemisfério Norte no inverno, a composição da mala será certamente diferente daquela feita para visitar a Índia ou a China entre junho e agosto, quando o calor é muito forte. Os objetivos de sua viagem, sejam negócios, uma função social ou simplesmente lazer, influirão definitivamente sobre o que levar. Sempre inclua em média dois livros, que serão seus fiéis companheiros de viagem.”

O voo
“Procure dormir durante o voo, sobretudo se for noturno e/ou longo. Tome muita água antes de embarcar e durante o voo. Tenha em mente que avião é meio de transporte e não restaurante ou bar, evitando bebidas alcoólicas. E procure fazer um bom “washing-up” antes da aterrisagem, fazendo a barba e, se possível, lavando o cabelo e trocando de roupa, que terá sido entregue à comissária de bordo para pendurar, para que esteja perto do impecável ao descer no aeroporto de destino.”

Homem cosmopolita
“O cidadão do mundo é alguém que tem o desejo permanente de se mover, desconhecendo fronteiras tanto da Geografia quanto da mente. É alguém aberto para novas culturas, hábitos e maneiras de ser, em muitas vezes diferentes e mesmo opostas às suas nativas. E se sentir confortável com a diversidade.
É alguém voltado para o Outro, para descobrir nas pessoas de outras nações, raças, credos e visões de mundo particulares, pontos em comum no ver o mundo, no viver a vida e, sobretudo, em buscar entender seu sentido. É se sentir como em seu próprio país, esteja onde estiver.”

ADICIONAR COMENTÁRIO