Blog

21 Graus

O torneio de Roland Garros só termina no fim de semana mas para os fãs do tênis a grande final ocorreu nesta 6a, com a vitória de Rafael Nadal sobre Novak Djokovic. O jogador espanhol parte para sua oitava decisão no saibro francês após bater o número um do ranking em uma semifinal épica, com quatro horas e trinta e sete minutos do melhor tênis. ten_nadal_reu3

 

Mas o que será que nivela os grandes nomes do esporte no olimpo da categoria? Será mesmo que há tanta diferença entre o talento dos primeiros do ranking? Segundo especialistas, o que leva à vitória em jogos decisivos às vezes é um mero detalhe. E esse detalhe delimita a fronteira do campeão.

nadalRG

O  sul africano (naturalizado americano) Johan Kriek é 2o colocado em uma lista interessante, criada pela ATP, com os maiores vencedores no 5o set. Para ele, os três fatores fundamentais, além da qualidade de jogo são: o condicionamento físico, uma capacidade de ler o jogo (e perceber por exemplo porque se perdeu o 4o set e lutar contra essa fraqueza para vencer o 5o) e a sensibilidade para reconhecer o que pode ser o momento decisivo do jogo.

kriek

Na batalha de hoje, Nadal esteve a dois pontos de encerrar a partida no 4o set mas permitiu que Djokovic o superasse. O espanhol esteve em desvantagem no último set e consegui uma virada incrível, chegando a comentar logo após o jogo que aprendeu a aproveitar o sofrimento durante as partidas, usando-o como arma. Isso pode levá-lo a ser o primeiro tenista a conquistar oito títulos no mesmo torneio de Grand Slam.

ten_djokovic_reu

Seu oponente admitiu: “Ele mostrou coragem nos momentos certos e acreditou no seu jogo. É por isso que Nadal vem dominando Roland Garros por tantos anos”.

 

A final será disputada no domingo às 10hs.

ADICIONAR COMENTÁRIO