Marmanjos de todas as idades esperam todo ano por esta folhinha pós moderna. Criado em 1964 pela equipe de marketing da subsidiária inglesa da fábrica de pneus, o calendário ficou famoso pelas fotos de lindas modelos quase sempre em poses sexies. Mas é injusto comparar a publicação aos posters pornô das oficinas e borracharias. Desde os primeiros anos, uma das marcas registradas é a presença de grandes fotógrafos e o trabalho de renomados diretores de arte.
Um deles está sendo recuperado neste ano, em que se completam 50 anos do calendário Pirelli. As fotos da versão 2014 foram curiosamente feitas para a folhinha de 1986 por Helmut Newton. Super conceituado no mundo da moda e muito conhecido por ensaios sensuais, o fotógrafo alemão produziu o material, inédito até agora, mas não completou o trabalho, alegando razões pessoais. Outra fera da fotografia, Bert Stern – que fez o célebre último ensaio de Marilyn Monroe – acabou fazendo novas fotografias para a publicação.
As fotos de Newton ficaram guardadas esse tempo todo nos arquivos da Pirelli. Se por um lado elas parecem mais comportadas do que as das revistas atuais, mantém a tradição erótica light que tanto atrai o público masculino. Uma bela homenagem a um ícone da fotografia.