A copa bagunçou o calendário e as festas juninas se espalharam para todos os lados. Sorte de quem adora uma quadrilha e um quentão: elas estão entrando até pelo mês de agosto! Uma das mais bacanas da cidade é o Arraial da Providência, que para melhorar ainda dura três dias! Também conhecido como Roça in Rio, o evento está em sua 11a edição, sempre unindo diversão à captação de recursos para o Banco da Providência, que atua em 70 comunidades do Rio.
A iniciativa, que partiu de Gisella Amaral, conselheira da entidade, permite o apoio a mais de duas mil famílias, criando oportunidades de geração de renda e ações para o resgate da cidadania. Os ingressos e toda a renda da festa vão os programas do Banco da Providência, fundado por dom Helder Câmara em 1959 e promotor da clássica Feira da Providência.
Essa feira foi, aliás, a inspiração para o Arraial. Realizada nos anos 1970 na Lagoa, ela foi transferida para o Riocentro na década seguinte, deixando os moradores da zona sul saudosos daquela confraternização familiar em que, de quebra, se fazia o bem, também com a renda revertida para ações sociais. No amplo espaço do Jockey Clube, na Gávea, o público tem acesso a shows, brincadeiras, dança, bingo e, claro, barraquinhas com as deliciosas iguarias caipiras. Programão!