O que poderia ser um enorme risco comercial se revelou uma forma bem-sucedida de focar em um produto e transformar um item banal do dia-a-dia em algo criativo e extremamente bem feito. A façanha é da grife inglesa Burlington, parte do grupo de moda Falke.
Nada tem mais a cara do Reino Unido que a padronagem xadrez. Ou que o kilt – saia dos escoceses – usado com meias até o joelho, certo? E foi este o ponto de partida da Burlington, que nasceu indiretamente em 1958, quando a Falke comprou a antiga fábrica de meias Uhli, a primeira da Alemanha a criar o acessório em nylon e também em algodão, mas só passou a se chamar Burlington mesmo em 2008.
O foco da marca hoje é “interagir de maneira irônica com o estilo britânico”, segundo o site oficial, e isso se reflete na comunicação da label: cores fortes e cenários divertidos, além de poses inusitadas destacam a padronagem completamente fora dos padrões tradicionais. Uma estratégia acertada para manter uma peça que tinha tudo para virar “presente de vô” sempre contemporânea.
Abaixo, as fotos da ação deles durante o Pitti Uomo: