Esqueça o spinning e as pedaladas de olho no batimento cardíaco. A melhor amiga do ciclismo indoor se chama Wattbike, equipamento já disponível no Rio. Desenvolvida em conjunto com a Federação Britânica de Ciclismo, ela monitora diversas características de treino, e permite um trabalho focado diretamente nas necessidades do quem a usa, seja para se preparar para pedaladas na rua ou mesmo melhorar o condicionamento.
21-Graus visitou o fitness center Alliance, no Leblon, onde a professora Daniela Genovesi – uma das introdutoras do spinning no Brasil nos idos de 1990 e única latino americana a vencer a Race Across America, a maior prova de endurance do esporte – dá aulas e treina atletas usando esse equipamento, com exclusividade no Rio. De cara ela já nos mostra um diferencial poderoso: o painel que monitora a potência (em watts), a cadência e frequência cardíaca, além da distância percorrida. A bike permite ainda uma regulagem de resistência ao ar, que simula situações do pedal ao ar livre. Um outro gráfico mostra ainda como está a técnica de pedal do atleta, sendo possível saber se o ciclista está forçando mais uma perna do que a outra ou qual o músculo que está sendo mais trabalhado.
Com computador de bordo, de desempenho e performance, o treino é favorecido por um arsenal tecnológico impressionante, que pode ajudar a atletas inclusive de outras modalidades. Segundo Daniela, o monitoramento em watts é bem mais eficiente do que o do batimento cardíaco, uma vez que o bombeamento do coração sofre influência de diversos fatores como stress, gripe, cansaço. E a motivação, diferentemente da animação musical do spinning, vem muito do quanto o monitoramento permite um treino sob medida para qualquer que seja a meta desejada. Então, vamos botar em prática aquela decisão de ano novo?
Alliance
Rua Alberto Rangel 71 (Clube Campestre)
Leblon
Tel. 21) 3256.7564