Era uma vez uma dupla meio nerd que resolveu abrir uma pequena sorveteria no interior dos EUA após completar um curso por correspondência. Quase 40 anos depois, a marca com o nome dos amigos é global, faz parte do grupo Unilever e fatura 500 milhões de dólares por ano. E, para a alegria dos fãs do bom sorvete, desembarcaram esta semana no Brasil.
A loja da Ben & Jerry’s fica na Oscar Freire, e é a maior filial do mundo. Ao todo são 600 em 33 países. Na inauguração, com presença do Jerry original, a sorveteria fechou o quarteirão para um mega piquenique, aproveitando a festa para abrir uma campanha pelo melhor aproveitamento dos espaços públicos em São Paulo. Essa, aliás, é uma das características da marca: o apoio a causas como o comércio justo, direitos LGBT e proteção do meio ambiente, entre outras. 7,5 % dos lucros anuais são doados para uma fundação, que patrocina projetos filantrópicos. Os nomes dos sabores também são uma atração à parte, do clássico Cherry Garcia – uma homenagem ao líder do Grateful Dead em forma de delírio de cereja – ao Chocolate Therapy, que, como o nome indica, reforça o que as mulheres já sabem há muito tempo: nada supera o item na solução de qualquer crise psicológica!
A expectativa da Unilever, segundo matéria da Época Negócios, é conquistar o consumidor de produtos premium, com disposição para gastar pelo menos R$ 10 para degustar os sorvetes. O grupo monitorou o mercado brasileiro por anos até decidir que era o momento certo de investir por aqui. A gente concorda, e torce para a expansão prevista chegar logo ao Rio!