artrioPelo burburinho na cidade até parece que ela já tinha começado, mas a abertura oficial é só hoje no Pier Mauá. Aberta para o público a partir de amanhã, a edição 2014 desta que já é reconhecida internacionalmente como uma das feiras mais importantes do segmento, está movimentando o Rio com festas, mostras paralelas e um vai e vem de artistas, curadores, galeristas, colecionadores e todo o povo das artes.
Ocupando os armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá, a ArtRio recebe este ano mais de 100 galeria de 13 países num espaço de mais de 20 mil metros quadrados. Até o domingo, o evento realizado por Brenda Valansi, Elisangela Valadares e Luiz Calainho, apresenta obras de algumas das maiores galerias do mundo e promove ações para divulgar a arte para o grande público, ampliando seu alcance e ajudando a solidificar esse mercado no país. A ideia é promover um legado significativo mesmo após a feira, aumentando a visitação de museus e galerias, fomentando a criação de novas coleções, estimulando doações a acervos públicos e ajudando a resgatar a memória da arte valorizando os profissionais brasileiros.
Com patrocínio master do Bradesco via leis de incentivo à cultura, a feira tem algumas ações promovidas pelo banco. Além disso, há palestras, mostras e projetos curatoriais inéditos. A programação é intensa, vale consultar o site da feira para escolher entre as muitas boas opções. O app oficial, disponível para Apple e Android também é uma mão na roda.
Marcia Hamaoka está no evento de abertura e mandou algumas fotos direto do Píer, confira.