Carros costumam ser associados a potência, tecnologia e até moda, como vimos nesse post, mas raramente com arte. A abertura da Espaço Art Contemporânea, mostra dos artistas do Clube Jacarandá, surpreende exatamente pela localização: a loja da Hyndai no Leblon. De 6 de fevereiro a 8 de março, dois salões de 2500 m2 serão tomados por pinturas, esculturas e instalações do grupo, que se reúne há dois anos em Santa Teresa para trocar experiências e discutir arte.
Além do local da exposição, a mostra também inova por não ter curadoria. Os artistas selecionaram peças ou mesmo as criaram especialmente para a ocasião, permitindo que um interfira no trabalho do outro. Uma troca rica para os produtores das obras e, claro, para o público que visitará o Espaço. Além da Hyndai, a Concal também patrocina o evento, que tem ainda apoio da ArtRio.
O time é de altíssimo nível: Carlos Vergara, Raul Mourão, Afonso Tostes, Cabelo, Cadu, Vicente de Mello, Everardo Miranda, Paulo Vivaqua, Tomás Ribas, Arjan Martins, Franklin Cassaro e Aderbal Ashogun. Aproveitando o espaço peculiar da concessionária, artistas como Cassaro lançam mão de recursos de marketing típicos do mundo dos carros, como folhetos e modelos vivos. Já a instalação de Paulo Vivaqua trará subwoofers que emitirão sons em onda, gerando um deslocamento de ar que provocará reação de velas. Carlos Vergara expõe três pinturas de grandes dimensões e Raul Mourão apresenta uma escultura cinética estruturada em andaimes.
Espaço Art Contemporânea – Rua Afrânio de Melo Franco, 296
De 6 de fevereiro e 8 de março, sempre de quinta a domingo das 12h às 22h. Entrada gratuita