É quase inverno na Flórida mas a cidade ferve em mais uma edição de uma das maiores feiras de arte do mundo. Em cartaz até o dia 7 de dezembro, a Art Basel reúne obras de artistas modernos e contemporâneos e grandes galerias e colecionadores. Inaugurada em 1970 na cidade suíça do mesmo nome, tem anualmente a edição americana, a europeia em Basel e uma asiática em Hong Kong.
Além do material dos grandes nomes do acervo das melhores galerias, a feira é conhecida pelo seu caráter inovador, sempre com grande afluência de de novos nomes, trazendo destaques da vanguarda de diversos países. Como mostramos na cobertura do ano passado, os locais das mostras, festas e outros eventos são tomados por gente de todas as partes do mundo, em meio à curadoria dos mais influentes expositores.
A festa, porém, não é só das artes. Profissionais de outras áreas como corretores, banqueiros e comerciantes que trabalham com o mercado de luxo aproveitam o evento para realizar ações com seu público alvo, que inclui colecionadores e outros interessados na feira. Em meio a lançamentos de condomínios de altíssimo padrão e festas para apresentação de produtos da Porsche, Audemars Piguet, Sotheby’s e bancos como o J. P. Morgan. Os brasileiros, claro, também se mexem para reforçar o brand awareness em seus clientes. Marcas de design e móveis levaram 180 designers de interiores para Miami, promovendo brunches e outras celebrações.