Blog

21 Graus

Apertem os cintos…

Apertem os cintos… o piloto sumiu! Ao que tudo indica, no futuro não será mais necessário dirigir. Até bem pouco tempo atrás, o que parecia um cenário do desenho Os Jetsons está cada vez mais perto da realidade.

Primeiro, a Ford anunciou uma parceria com a chinesa Baidu. Aí, a BMW trouxe para seu lado a Intel e a Mobileye.

google

Depois veio o anúncio oficial da Fiat Chrysler, no último mês de maio, que dizia o primeiro carro autônomo do mundo, o Google Car, criado em parceria com a Google, estaria nas ruas dentro de cinco anos. O protótipo deve ser um automóvel no modelo Pacifica, com um lugar adaptado para integrar computadores de bordo a sensores e programas de direção autônoma do Google, que permitiriam ao veículo “perceber” tudo o que ocorre a seu redor.

Ontem, a Volvo anunciou a parceria com o Uber para acelerar o desenvolvimento deste tipo de carro. As duas empresas farão um investimento conjunto de US$ 300 milhões (cerca de R$ 967 milhões) no projeto. A base deve partir do modelo XC90, mas o design será repaginado, é claro, e ganhará toques também do sedã S90 e da perua V90, que são os últimos lançamentos da montadora.

43 volvo e uber

“Mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes de carro. São tragédias que a tecnologia autônoma pode evitar, mas não conseguiremos fazer isto sozinhos”, disse a respeito, em nota oficial, o diretor-executivo do Uber, Travis Kalanick. A pergunta que fica é: será mesmo?