Neste ano em que a vida privada está na pauta pública, algumas marcas escolheram celebrar todas as combinações de relacionamentos amorosos neste Dia dos Namorados. Sempre muito temerosas pela reação do público brasileiro, que está constantemente demonstrando que não abandona totalmente seu conservadorismo, desta vez elas preferiram apostar no consumidor mais sintonizado com os hábitos do século XXI, em que os LGBTs cada vez mais conquistam os mesmos direitos concedidos aos heterossexuais e a tolerância começa a sair do armário. A reação contra é forte, haja visto a influência cada vez maior de grupos políticos e religiosos que usam a homofobia como bandeira, mas felizmente a publicidade começa aos poucos a falar respeitosamente com essa parcela da sociedade. Que é, aliás, um excelente mercado, cheio de oportunidades.
O grande destaque dessa nova postura tem sido, sem dúvida, o Boticário. Seu anúncio comemorativo da segunda data mais importante do comércio viralizou e gerou toda uma campanha de apoio à marca. O mais interessante foi ver a inclusão de casais gays na peça com a maior naturalidade, se preparando para encontrar seu amor e presentear com produtos da marca. Sem alarde, apenas incluindo casais do mesmo sexo na data. A Bento Store também se posicionou e fez uma peça simpática com a hashtag #todosnamoramos.
A prática segue o que marcas estrangeiras, como a Tiffany&Co., vêm praticando já há algum tempo. A grife de joias, eternizada no filme Bonequinha de luxo estrelado por Audrey Hepburn, também usou o dia em que se comemoram os relacionamentos amorosos nos Estados Unidos para sugerir alianças para os casais homossexuais, que já podem se casar oficialmente em diversos estados americanos. Já não era sem tempo! Afinal, toda forma de amor vale a pena, não é mesmo?
Feliz dia para todos os casais!