O que acontece quando a equipe de design de uma das montadoras mais cobiçadas do planeta se junta a um estaleiro idem? A resposta você vê nestas fotos: trata-se da parceria entre a Aston Martin e a Quintessence Yachts.
Quando foi anunciado, em abril do ano passado, o iate AM37 parecia aqueles barcos-conceito, que nunca entraria em linha. Mas não, neste mês, no Monaco Yacht Show, o protótipo foi apresentado, e já fez algumas corridas sobre as águas.
O design sofisticado pondera distribuição de peso e equilíbrio e combina linhas minimalistas e aerodinâmica. Materiais de alta tecnologia compõem a estrutura, projetos de engenharia avançados garantem uma “pilotagem” macia e os assentos, claro, são de couro.
O deque é um dos pontos altos do AM37: para facilitar o embarque de passageiros, ele é composto de três painéis de carbono, que podem ser operados eletronicamente e, como a capota de um carro, abrir e fechar caso o proprietário queira se proteger de visitas indesejadas quando ancorado. Quando aberto, ele se transforma em uma espécie de plataforma de mergulho, se estendendo sobre o mar. A superfície é em madeira teca e ele ainda tem uma escada integrada.
Os motores são da marca Mercury e o interior pode ser configurado sob medida, inclusive trazer uma TV de LED de 48 polegadas. O iate que tem 37 pés de extensão, atinge 50 nós de velocidade. James Bond já deve estar desembolsando o 1,6 milhão de libras para providenciar o seu.