As Friccões Históricas do artista, que mostramos neste post , estão desembarcando na capital do Espírito Santo. Com curadoria de Vanda Klabin, Mury leva ao SESC Glória seus ousados auto retratos, em que recria clássicos da pintura mundial. Da Gioconda de Leonardo da Vinci ao Abaporu de Tarsila do Amaral, passando por obras de Lucien Freud e Jean-Michel Basquiat, a individual conta ainda com obras inéditas, recém-saídas do ateliê de Mury.
A arte provocante desse ex diretor de arte está em coleções importantes como as de Gilberto Chateaubriand e Joaquim Paiva. Nas palavras da curadora, “nesses exercícios de despojamento ou acúmulo em situações ambíguas, Mury pensa a arte em torno da transformação do nosso olhar, a partir de uma reinterpretação, de releituras e, ao mesmo tempo, é um desafio que parece encenar a sua vida, ao discutir continuamente seus enigmas. Pensar a arte a partir de uma interpretação, agregar novas entidades e significados, decifráveis ou não, isso tudo me faz lembrar a frase de Clarice Lispector: decifra-me mas não me conclua, eu posso te surpreender”.
O corpo de Mury também se transforma para as caracterizações. A Monalisa, por exemplo, o fez raspar barba, cabelo e sobrancelhas. As metamorfoses são registradas em vídeo, complementando em caráter multiplataforma o trabalho. Imperdível!
Fricções Históricas | Alexandre Mury
Centro Cultural SESC Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428 Centro, Vitória/ES
Período: de 28 de abril a 12 de julho de 2015
Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca