Blog

21 Graus

“Agnelli”, o documentário

Gianni Agnelli

“Todo mundo queria copiá-lo”, diz Valentino Garavani. “Ele se envolvia com tudo o que os italianos amam: sexo, carros e esportes. Todas as mulheres eram apaixonadas por ele”, completa Diane Von Furstenberg. Sim, Gianni Agnelli era um mito. E também um dos maiores ícones de estilo de todos os tempos. Demorou, mas o empresário falecido em 2003 finalmente virou documentário.

“Agnelli”, lançado pela HBO no final do ano passado e com direção de Nick Hooker, fala sobre a vida de trabalho e glamour daquele que foi chamado pelo New York Times de “um moderno imperador romano”.

Após a Segunda Guerra Mundial, Gianni Agnelli reergueu a empresa de sua família, a Fiat, e é tido como um dos responsáveis pela recuperação da economia italiana. Amante das aventuras, ao saber que um grupo paramilitar buscava assassinar os grandes empresários, disse que “um dia em que alguém tenta te matar e falha é mais interessante que um dia em que nada acontece”.

Sua marca de estilo – junto da impecável alfaiataria italiana – era usar seus relógios por cima do punho da camisa. E uma das cenas mais divertidas do documentário fala disso. “Ele mandava fazer camisas com os punhos bem apertados, então o relógio não cabia por baixo”, explica o diretor Nick Hooker. E a cena mostra alguns homens tentando copiar esse “truque de estilo”, mas descobrindo que ficaria ridículo em qualquer outra pessoa.

Afinal, estilo anda junto com personalidade, não é mesmo?

Ficou curioso? Assista aqui ao trailer do documentário.

 

ADICIONAR COMENTÁRIO