Isso é que é comprometimento com a sustentabilidade. A Adidas anunciou recentemente que pretende realizar na prática o upcycling, ou seja, a “reciclagem” de material descartado – nesse caso nos oceanos – com design e altas doses de desejo de consumo.
Com uma nova linha batizada de Parley, a marca traz versões azuis de seus modelos mais conhecidos: o Ultraboost, o Ultraboost X e o Ultraboost Uncaged. O nome Parley vem da tecnologia empregada para transformar os detritos em matéria-prima. Para ser mais exata, uma espécie de malha tramada que compõe os cadarços, solados e forros.
O resultado do processo? Cada par de tênis é “feito” de 11 garrafas plásticas. Detalhe: a Adidas se comprometeu a usar 100% de algodão sustentável em seus produtos até o ano que vem e, até 2024, a marca pretende que todos os seus produtos sejam feitos de plástico reciclado coletado do oceano. Outra iniciativa bacana foi a troca de sacolas plásticas por embalagens de papel, poupando o ambiente de 70 milhões de sacolinhas não biodegradáveis.