O sucesso da série inglesa Downton Abbey está trazendo mais uma vez às nossas telas a figura do valet, assistente pessoal da nobreza clássica. Nos episódios do programa – que mostra a vida em uma mansão inglesa às vésperas da I Guerra Mundial, a relação entre os moradores e os empregados e suas diferenças – esse profissional tem um destaque enorme, o que indica o quanto a apresentação era fundamental nas altas rodas europeias.
Ao contrário dos mordomos, encarregados de toda a casa, o valet cuida apenas do chefe da família. Suas tarefas incluem a administração das roupas, o preparo do banho e até o pagamento de contas. O ideal é que o senhor passe um dia inteiro sem sobressaltos, da hora em que ele acorda até voltar a dormir. Entre as responsabilidades, está inclusive fiscalizar (e consertar) o mau gosto do senhor da casa se ele não souber se vestir.
Os filmes e seriados que incluem o valet como personagem costumam aproveitar a proximidade dele ao patrão para enfatizar o contraste entre a nobreza e os empregados, mostrando o quanto estar o tempo todo entre o andar de cima é ilusório.