É incontestável – andar de bike está na moda! Entre polêmicas sobre a segurança no trânsito em grandes cidades, a boa e velha bicicleta é a nova favorita de quem se dispõe a desafiar a maré de carros.
As vantagens da magrela são inúmeras. Ela é mais econômica do que qualquer outro transporte, mais fácil de estacionar, não polui, não consome energia, desafoga o trânsito e é um ótimo exercício físico.
Na hora de escolher, as opções também são diversas. Existem muitos modelos, o importante é encontrar aquele que atenda as suas necessidades:
PASSEIO: Projetadas para circular no asfalto, em distâncias curtas ou médias, sem muita velocidade. Esse é o tipo ideal de bike para quem pretende substituir o transporte diário.
FIXA: A famosa bicicleta de marcha única é o grande hype entre os cicloativistas. Sem marcha, freio ou câmbio, elas são mais leves e dão mais controle ao ciclista. Diferente de todos os modelos, as fixas podem ser pedaladas para trás!
MOUNTAIN BIKE: Feita para enfrentar estradas de terra e trilhas, as bicicletas são mais robustas e esportivas. Quem pretende pedalar por locais com muitas descidas tem a opção de escolher um modelo full suspension, com amortecimento dianteiro e traseiro.
SPEED BIKE: Ao contrário das mountains, as bicicletas de velocidade não têm suspensão. Elas são feitas para corrida em pista e costumam ter de dezesseis a vinte marchas;
ELÉTRICA: Equipados com um motor elétrico e uma bateria, esses modelos são impulsionados por energia elétrica renovável, não emitem gases poluentes e não produzem poluição sonora. As bikes elétricas atingem uma velocidade máxima de 25km/h e são uma ótima opção para dias mais quentes.