Pausar o fone de ouvido apertando o punho da jaqueta. Ou pular para a próxima música. Chamar seu Uber tocando um botão (da mesma jaqueta). Marcar o endereço de um café que você deseja conhecer, mas está passando pela frente de bicicleta e não quer parar. Encostar na jaqueta e ouvir que horas são.
Parece um desenho dos Jetsons, mas na verdade essas são algumas das funções oferecidas pelo Jacquard, projeto de tecnologia do Google em parceria com a Levi’s. O Jacquard é a primeira plataforma digital de grande escala criada para roupas inteligentes.
No caso dessa jaqueta, ela ainda tem GPS e vibra se seu telefone está tocando ou recebendo uma mensagem, por exemplo. Basta checar a compatibilidade do aparato com seu smartphone e programar os comandos.
Mas como isso é possível? Porque desde a fiação do algodão até a tessitura, tudo é pensado para funcionar dessa maneira interativa e conectada. É como se, no processo têxtil, as fibras recebessem microchips. Detalhe: o uso e a manutenção são iguaizinhos aos de qualquer tecido.
A Trucker Jacket, por exemplo, é “apenas” uma versão tecnológica do modelo já existente na Levi’s. O modelo, por enquanto, está à venda apenas em algumas lojas-conceito da marca nos Estados Unidos por cerca de US$350. Para saber onde comprar, clique aqui.
Isso que é tecnologia de vestir!