Ternos bem cortados, lindas mulheres e a esfumaçada elegância de tempos nada politicamente corretos. Além da viagem ao passado, que andou dando saudade até para quem não viveu o período, a série Mad Men também provocou um frisson no mundo da moda. Lojas como a Banana Republic criaram coleções inspiradas nos figurinos de Janie Bryant, responsável pelo look dos personagens do programa, confirmando a tendência retrô-chic dos publicitários da Manhattan dos anos 1960.
O destaque maior é o protagonista Don Draper, vivido pelo ator John Hamm. No episódio de estreia da primeira temporada, ele chega ao escritório após mais uma noite pulando a cerca e vai direto para um gaveteiro repleto de camisas sociais brancas impecavelmente dobradas. Sempre com um cigarro nas mãos, inclusive em ambientes fechados, o ad man não dispensa chapéu, abotoaduras, trench coats estilosos, um drink e uma bela companhia feminina, quase nunca a própria esposa.
Os looks que, para o homem atual parecem clássicos, eram bem moderninhos para a época. O estilo do executivo de criação da Sterling Cooper Draper Pryce, agência em que os personagens trabalham, contrasta com os mais tradicionais Roger Sterling (John Slattery) e Lane Pryce (Jared Harris, filho do inesquecível ator Richard Harris). O segundo, inglês, representa a tradição da Saville Row, com coletes e gravatas tradicionais, arrematando com o sotaque britânico. Já Sterling, herdeiro da agência e o mais animado para eventos etílicos na hora do almoço e happy hours nos hoteis mais chiques de Nova York, não perde a oportunidade de vestir um smoking e, como seu sócio Don, destruir corações pela Big Apple.
Os mais atentos perceberão a mudança ao longo das temporadas, quando a sombra da década anterior vai abrindo espaço para uma era mais psicodélica. Mesmo assim, a elegância mais formal se mantém, e até em casa e no fim de semana o figurino é camisa social e sapatos Oxford. Pouco antes do furacão hippie e da revolução sexual, os Mad Men usavam trajes que traduziam poder e certeza. Revistos no século XXI, quando o homem está diante de inúmeras e às vezes confusas opções, uma bela dose de autoconfiança no vestir não deixa de ser uma boa inspiração.
A sexta temporada de Mad Men estreia dia 7 de abril nos Estados Unidos. No Brasil, a série é transmitida pela HBO.
1 Comentários
Beto Silva
Samuel L. Jackson estava chiquérrimo com o paletó de veludo vinho. Muito seguro, elegante e contemporâneo!!!