Vamos começar pelo básico: denim é um tecido de algodão, mais conhecido como… a matéria-prima do jeans. Feito a partir de uma trama que mistura fibras brancas e índigo, o denim é um dos materiais mais empregados na moda masculina. Mas isso não quer dizer que o denim que você usava no ano passado é o mesmo que usará no ano que vem, afinal, é para isso que existe a indústria da moda.
De acordo com um recente relatório de tendências do bureau britânico WGSN, três fortes elementos vão influenciar o denim dos próximos dois anos. São eles:
1. Tecnologia
Não bastam os tecidos desenvolvidos para a prática de esportes: a tecnologia têxtil chegou para ficar e blends na própria fiação do denim vão tornar o tecido inteligente. Pense na maleabilidade do nylon, por exemplo, ou em forros ultraleves. Um pouco de nostalgia dos anos 90 se apresenta também em uma espécie de patchwork, onde tecnologia e a boa e velha trama do denim se combinam, como nas criações do wwwesh studio para a marca Heightened Sense.
2. Texturas
Técnicas de trama compactas ou mais abertas fazem a diferença aqui. O resultado é rústico e as texturas trazem nova graça ao denim básico de cada dia, além de uma pegada mais artesanal, como a gente vê nas peças da A Kind of Guise.
3. Xadrez
Grandes, miúdos, em estilo tartan, coloridos ou em tons neutros. O xadrez foi aposta forte da Fendi e da Calvin Klein (acima) para a primavera/verão 2018, por exemplo. A combinação com tecidos como organza e nylon trouxe leveza ao look.