Uvas, origens e até formatos de garrafa vão dar o que falar esse ano. Ao menos é o que aponta o site da importadora Grand Cru. E nós selecionamos três tendências de vinho para 2018, caso você queira se preparar para brindar comme il faut:
1. A garrafa
Quando o bom e velho formato tradicional parece pouco, a garrafa Magnum, com um litro e meio de vinho, é a solução mais festiva que você pode encontrar. E muito mais criativa. Detalhe: às vezes, ainda tem preço mais baixo do que duas garrafas de 750 ml.
2. A origem
Depois da febre pelos vinhos de Tokaj, na Hungria, que reinou na última década, os rótulos do leste europeu prometem ser a bola da vez. Recentemente, grandes nomes do vinho começaram a se interessar pelos vinhos húngaros, como Hugh Johnson e a família Álvarez, da Vega Sicilia.
3. A variedade
“Nunca se falou tanto em vinho rosé no Brasil quanto em 2017. Mas 2018 já começou com os rosés em pauta – o que parece até ter deixado de ser uma tendência para virar uma nova obsessão”, diz o site. E a gente entende o porquê: com o nosso clima tropical e a facilidade de harmonizar com pratos leves, do brunch ao jantar, é uma variedade de vinho mais fácil de beber.