Blog

21 Graus

10 anos de SP-Arte

cartaz

Por Beto Silva (texto e fotos)

A 10a edição da SP-Arte, a principal feira de Arte da América Latina, terminou ontem no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera. A celebração do aniversário comemora também o aumento da participação de galerias estrangeiras, sedimentando o crescimento e relevância do evento. O valor das obras comercializadas, porém, cresce na mesma proporção. O que não impediu que peças como um Fontana e um Anish Kapoor fossem vendidos respectivamente por $ 2 milhões e $ 1 milhão nos primeiros instantes da abertura para convidados e colecionadores.

kapoor






sandracinto

Paralelamente à SP-Arte, vários eventos relacionados acontecem pela cidade, como a exposição “Afinidades, Raquel Arnaud – 40 anos” no Instituto Tomie Ohtake. A artista plástica Rosana Ricalde também abriu exposição na Galeria Thomas, onde na 5ª feira rolou uma das melhores festas artsy da temporada.

inttomie

antoniodias

A bela exposição de Antônio Dias, Spectres, está na galeria Nara Roesler. Outra excelente oportunidade para ver várias obras de um grande artista é a mostra “Os Volpis do MAC” no Museu de Arte Contemporânea. São 18 no total. Na Pinacoteca a instalação “Casamata” de Laerte Ramos ocupa o octógono da instituição. Já no Centro Cultural Pivô acontece a coletiva “Casa Triângulo na Pivô” com artistas como Sandra Cinto e Joana Vasconcelos, artista portuguesa super badalada e com uma obra gigante que começa no térreo e vai até o 3º andar. Mas a principal atração foi a individual “Polvo” de Adriana Varejão com um brunch no Galpão da Fortes Vilaça.

volpis

 

casamata

Pra quem não foi a SP nesse fim de semana, vale o passeio até o fim do mês para apreciar todas essas dicas e outras mais.

 

casatriângulopivô

 

 

 

ADICIONAR COMENTÁRIO